quarta-feira, fevereiro 01, 2006

21) A visita de Armando Salles, o criador da USP

Tatuí sempre participou da política estadual, mas nem sempre com algum destaque. O fato que aqui está relatado aconteceu entre 1933 e 1936, durante o governo do Interventor Armando Salles de Oliveira, em uma situação que deve ser lembrada como exemplo, para que não seja sempre relegada a planos inferiores nas estratégias dos governantes paulistas.

A situação política geral estava fora da normalidade, pois em 1930 uma revolução derrubava o governo "café com leite" comandado por São Paulo e Minas Gerais. Getúlio Vargas assumia a presidência do Brasil em caráter provisório, mas com amplos poderes.

Todas as instituições legislativas foram abolidas, desde o Congresso Nacional até as Câmaras Municipais. Os governadores dos Estados foram depostos. Para suas funções, Vargas nomeou interventores

O Interventor Federal Armando Salles de Oliveira assumiu o governo paulista logo depois do final da Revolução Constitucionalista de 1932, nomeado por Getulio Vargas. O governo de Armando Salles (1933 – 1936) ficou marcado pela criação da Universidade de São Paulo – USP, em 1934.


Armando Salles de Oliveira, Interventor Federal (governador)

Pois bem, esse governador paulista também esteve em Tatuí e participou de uma inauguração.

Os fatos aconteceram na viagem que Armando Salles fez a Itapetininga para participar da inauguração de uma enorme escola pública, dando grande prestígio ao município vizinho. Itapetininga foi berço de políticos influentes, principalmente nos primeiros anos da república brasileira.

As viagens do governador eram feitas por via férrea. Qualquer outra alternativa tornava-se inviável devido ao tempo de viagem e às estradas quase que intransitáveis dessa época. Sendo assim, para ir até Itapetininga, o governador passaria, inevitavelmente, por Tatuí.

Os políticos da cidade queriam aproveitar a passagem de tão ilustre personagem para obterem algum ganho pessoal, assim como, se ainda sobrasse algo, algum ganho para Tatuí. A cidade, como hoje, não era prioridade dos tais políticos, recém surgidos no cenário, logo depois da queda do Partido Republicano Paulista, os quais, aproveitando-se das mudanças, deixaram sua obscuridade para “brilhar” no firmamento getulista. Esta é a época em que Tatuí começou a transformar-se de cidade rica (tinha inúmeras indústrias) na cidade mais pobre desta região (não tem empregos).

Armando Salles ia passar por Tatuí. Isto era uma oportunidade que não se poderia deixar de aproveitar. A cidade deveria recebê-lo com todas as honras possíveis.

E assim aconteceu. No dia da passagem de Armando Salles por Tatuí, a população deslocou-se para a Estação Ferroviária de Tatuí. Os estudantes, todos uniformizados, estavam perfilados na plataforma de embarque. Cantavam hinos sob o acompanhamento da banda de música, elemento imprescindível dessas ocasiões.



Senhoras da sociedade local, em seus vestidos de domingo, enfeitavam o local com sua beleza. A multidão aglomerava-se dentro e fora da estação. A região estava enfeitada e embandeirada, como convinha para uma recepção de tal nível.

Um dos que lá estavam perguntou curioso:

- O que o interventor irá inaugurar em Tatuí?

- Não sei! – respondeu alguém – Mas logo saberemos! – completou.

Da mesma forma que Tatuí, a cidade de Itapetininga estava toda enfeitada para receber o governante do estado. Também pudera, ele estaria inaugurando uma grande obra, que até hoje tem servido aos munícipes.


Foto da Estação de Tatuí por volta de 1930

O corre-corre na estação tatuiana era enorme. A busca pela perfeição em detalhes grandes e pequenos deixava os organizadores estafados.

De repente, o chefe da estação avisa que o trem está para chegar em apenas 5 minutos.

A movimentação aumentou rapidamente. O corre-corre transformou-se freneticamente. Tudo estava preparado para a recepção. Quem sabe o governador poderia ficar encantado com Tatuí e voltar especialmente para premiar a cidade com alguma benesse estadual?


Plataforma da estação de Tatuí

Logo escutaram o apito do trem. Estava bastante próximo.

- Olha lá, olha lá! O trem virou a última curva! – alguém gritou.

Como num passe de mágica, todos os pescoços viraram-se para a mesma direção, olhando para o trem de ferro que chegava esbaforindo: tchu-tchu-tchu! Nessa época os trens eram movidos a vapor. As locomotivas faziam esse ruído característico do escapamento de vapor: tchu-tchu-tchu!


Modelo de locomotiva a vapor

Ninguém conseguia escutar alguma coisa direito. O burburinho era intenso.

Chegou! O trem parou na estação. A locomotiva deixou escapar os últimos bafos de vapor, assustando as pessoas que estavam mais próximas.

A um sinal combinado, a banda começou a tocar furiosamente. Não se pode deixar de lembrar que Tatuí sempre contou com bandas de música compostas por músicos excelentes. Pó-pó-pó-pó-pó!

Em poucos minutos, Armando Salles aparece na porta do vagão em que viajava, acenando sorridente para a população. Ele estava emocionado pela intensidade da homenagem que lhe era prestada naquele momento. Nesse instante o coral de estudantes começou a cantar o Hino Nacional Brasileiro, fazendo com que todos ficassem parados e calados.

Terminando a execução do hino, seguindo a programação, uma linda e graciosa garotinha da sociedade local, apresenta-se ao governador e lhe presenteia um buquê de rosas colhidas naquela mesma manhã.

Armando Salles recebe de suas mãos aquele mimo e retribui com um beijo no rostinho delicado da menina. Em seguida, a mesma garota passa a declamar uma poesia especialmente dedicada ao interventor, dando mais um aspecto cultural ao evento.
É praxe de políticos beijar menininhas

O homenageado estava emocionado com a atenção que recebia. Alías, supõe-se que estivesse mesmo emocionado, pois nem percebeu que a garotinha, quando se dirigiu a ele, atrapalhou-se e o chamou de "Armando Salles Gomes". Logo em seguida, agradeceu a todos com acenos.

Prosseguindo com a programação, os políticos e autoridades municipais passaram a conduzir o governador até a obra que seria inaugurada naquele momento.

Seguiram todos, o governador à frente, pela plataforma da estação, dirigindo-se em direção à passagem de nível existente no começo da estrada de rodagem, atualmente denominada de SP-141, Rodovia Senador Laurindo Minhoto.

As autoridades, pomposas, indicavam o caminho que Armando Salles devia seguir. Chegaram até o início da rua, local onde há pouco tempo havia o Armazém Último Gole, o Açougue Último Quilo... esse local era uma importante entrada da cidade para cavaleiros, carroças e carros de boi.

Chegou-se à obra que ia ser inaugurada: o bebedouro de animais que existia até recentemente nesse local! Enquanto que em Itapetininga inaugurava-se uma escola, em Tatuí apenas um bebedouro para animais!

Mas Armando Salles não se fez de rogado. Aproximou-se do bebedouro, mergulhou sua mão na água, trouxe com a mão um pouco de água até sua boca, tomou um gole e exclamou:

- Esteja inaugurado!

E voltou ao trem pelo mesmo caminho, sem passar pela frente da estação, mas entrando pelos lados do trilho, acenando para todos que o cumprimentavam.

Em poucos minutos estava dentro do trem, que já se preparava para partir. A estada do interventor federal em Tatuí não chegou a meia hora. Vinte e cinco minutos! Em vinte e cinco minutos ele chegou, cantou o hino, ouviu o coral e a jovenzinha declamando, recebeu flores, inaugurou aquela importante obra e seguiu sua viagem até Itapetininga, onde era esperado para um saboroso churrasco.

Nem sei se é caso para rir ou para chorar! Éca!

Nenhum comentário: