sexta-feira, novembro 25, 2005

13) Querubins tatuianos

Certo dia estava conversando com uma pessoa conhecida na cidade, quando ele contou um fato muito interessante que merece ser registrado. Ele é um autêntico representante ariano, descendente de imigrantes que saíram do norte da Europa para o Brasil: loiro, olhos azuis, porte elegante e andar de diplomata. Isto é muito fácil de comprovar, sendo necessário apenas olhar sua bela figura. Solteiro até hoje por opção, pois não desejava privar o público feminino da cidade de sua graciosa presença. Não iria dividir apenas com uma mulher a sua beleza.

O que eu desconhecia é que ele havia sido uma das crianças mais lindas de Tatuí lá pelo final da década de 1940. Um menininho dinamarquês loiro de olhos azuis... lindo, lindo.

Nessa ocasião, estava sendo pintado o teto da igreja Matriz pelo artista Di Tomazio. Uma obra de arte que ilustra passagens bíblicas e dogmas católicos. A obra estava aproximando-se do final, deixando os tatuianos orgulhosos da beleza desse templo, que - dizem - foi construído para ser uma catedral no futuro, a sede de um bispado que nunca aconteceu.

(Foto do interior da igreja, por Felipe Simões)

Lá estava o menino nos braços de sua orgulhosa mãe, olhando as maravilhosas pinturas do artista. O artista Di Tomazio, quando viu aquele menino tão lindo, olhos azuis, loiro, uma verdadeira criança sueca que por um capricho do destino caiu de nascer em Tatuí, admirou-se com sua beleza.

- Que criança linda! Poucas vezes vi um menino tão lindo! Nem em Oslo vi um igual! - exclamou.

Di Tomazio estava já sem inspiração para continuar sua obra, pois esse trabalho já tinha alguns anos. Ao ver aquela criança tão linda, logo falou para sua mãe que desejava registrar seu angelical rosto norueguês.

Ela concordou imediatamente. Imagine se ela iria privar aquele templo maravilhoso de figura tão linda...

E assim aconteceu. Di Tomazio recebeu uma fotografia do menino para poder pintar os anjinhos que estão no teto da igreja, bem defronte da sacristia. Em diversas ocasiões o menino esteve com o artista para que ele captasse a tonalidade WASP (white anglo saxon people) de sua pele, a cor de seus cabelos e o azul de seus olhos... não foram poucas essas ocasiões.

Segundo ele próprio, os rostinhos dos anjinhos são, nada mais, nada menos, que a fiel reprodução dele quando criança, quando foi a criança mais linda que já existiu em Tatuí, segundo sua própria avaliação.

Entretanto, há alguns pontos ainda obscuros nessa história. Será que apenas o rostinho de menino filandês inspirou o artista? Sabe-se que ele pintou muitas igrejas e outras obras depois desta e, aqui está a questão, muitos anjinhos... Todos têm a mesma fisionomia dos anjinhos tatuianos... dos querubins.

E querubins, como todos sabem, são aqueles anjinhos que mostram a bundinha, que aparecem sempre nus e com o traseiro completamente a mostra. Di Tomazio passou a pintar querubins sempre que tinha oportunidade, sempre iguais, sempre a partir do mesmo modelo.

Com a foto do tal menino e de um querubim, essa questão pode ser analisada por todos, buscando uma solução para o pergunta: onde Di Tomazio buscou inspiração para pintar a bundinha de seus querubins?

Fica a critério de cada um concluir!

Nenhum comentário: