sexta-feira, novembro 18, 2005

08) A dieta do Dragão

Paulo Holtz estava muito gordo... um verdadeiro dragão, como seu apelido. Não em aspecto, pois era uma figura muito agradável, mas em voracidade. Tinha um apetite fenomenal. Seu apelido, Paulo Dragão, foi resultado de uma sociedade entre meu avô Tonico e seu Pedro, o pai de Paulo. Eles tinham uma firma chamada Campos & Holtz.

Nessa sociedade, entre 1905 e 1920, mais ou menos, eles tinham fábrica de gelo (em uma época em que não havia geladeira), fábrica de farinha (de milho e mandioca), beneficiamento de arroz, fábrica de chapéus, serraria, eram atacadistas de tecidos e de aguardente, fabricavam sabão (Sabão Girassol, era a marca) e torrefação e moagem de café (produziam o Café Dragão). O apelido Dragão é herança do pó-de-café “DRAGÃO”.
Como já falei, Paulo estava gordo e isso estava deixando dona Totinha, sua esposa, muito preocupada. Ela, mulher ligada aos esportes, professora de ginástica no Ginásio de Tatuí, não se conformava com o que estava se transformando aquele dragão. Não custa lembrar que Paulo era primo do Euchário, filósofo alemão nascido e criado em Tatuí.

Dona Totinha deu um “aperto” no Paulo e estipulou uma dieta rigorosa que, muito a contragosto, ele passou a seguir: uma fatia de torrada com uma xícara de chá como desjejum. No almoço, um bifezinho mixuruca com duas rodelas de tomate e uma folha de alface. Podia, se quisesse, tomar uma xícara de chá, sem açúcar... E no jantar? Jantar? Não dá pra chamar com esse nome o pedaço de queijo fresco, a torrada e o copo de suco de laranja...

Só que o Paulo Dragão passou a seguir a dieta direitinho. Comia aquelas coisinhas preparadas por sua esposa e parecia satisfeito. Nem reclamava mais.

Não reclamava, mas não emagrecia! Nem um grama!!!!

Ao comentar com algumas pessoas que Paulo fazia dieta mas não emagrecia, chegou-se a conclusão que havia muita reserva de gordura em seu corpo, mas isso seria apenas uma questão de tempo, pois logo seu organismo passaria a consumir o excesso e, só então, emagreceria.

O regime do Paulo já tinha mais de um mês. Não havia emagrecido, mas dona Totinha mantinha sua convicção que era apenas uma questão de tempo e logo aquele depósito adiposo passaria a ser consumido...

Uma noite passeavam pela Praça da Matriz, que nessa ocasião chamava-se Praça Fernando Prestes. Passaram em frente ao Hotel Del Fiol, onde, conforme sua propaganda dizia, a “elite se encontrava”.

Dona Yolanda Del Fiol, ao ver o casal na praça, atravessou a rua, toda alegre, e veio ao encontro. Paulo bem que tentou desviar, mas não conseguiu...

- Que bom que você sarou, Totinha! - disse dona Yolanda.

- Mas eu não estava doente!!! - respondeu dona Totinha.

- Mas como? O Paulo tem almoçado e jantado no Hotel dizendo que você não pode lidar com a cozinha, pois está doente!!!

- Ah, então era isso!!! Não era à toa que o danado não emagrecia... pelo contrário, estava engordando!!! Ah, você me paga!!!

O Paulo seguia a risca a dieta que lhe foi imposta, mas almoçava e jantava no Hotel Del Fiol todos os dias, sem deixar de lado nem mesmo a sobremesa, geralmente banana com goiabada ou pudim de pão...

É, tinha tudo mesmo para ser primo do Euchário.

2 comentários:

Francisco Campos (Fran) disse...

Paulo Holtz, mais conhecido como Paulo Dragão, foi uma das figuras que mais se destacava na sociedade tatuiana.

Suas "aventuras" dariam livros enormes...

Silvia Franco e Manso disse...

Adoro os "causos".Mais ainda a escrita. É prá ver e sentir!Parabéns Fran.