sexta-feira, setembro 02, 2005

03) Tatuí faz progresso com alta tecnologia em pesquisas biomitológicas

Segundo meu grande amigo José Cabreira, Tatuí está na vanguarda da pesquisa biomítica, uma área pouco explorada e que pode render frutos importantes tanto em termos econômicos quanto na promoção da cidade.

Trata-se de algo inovador, que nem mesmo os principais países desenvolvidos conseguiram obter sucesso, apesar da literatura norte-americana apresentar alguns casos que se assemelham tanto no aspecto mítico quanto biológico. Entretanto, essa literatura está restrita à Editora Marvel.

Em Tatuí, a pesquisa envolve aspectos folclóricos e científicos, criando grandes expectativas econômicas. Trata-se da única criação de sacis que se conhece. Um plantel de mais de 10 mil espécimes, de todos os tipos, predominando a criação de sacis loiros, uma exigência para entrar no mercado europeu.

A Alemanha, um dos países interessados na aquisição de sacis, exigiu que os sacis para lá destinados fossem loiros. Além disto, pedem que sejam treinados para servir como garçons, devido à grande agilidade do bichinho em deslocar-se entre mesas com espaços exíguos. O plantel de sacis tatuianos conta com exemplares negros (os sacis originais), loiros e asiáticos, buscando, com isto, atender a todo tipo de solicitação.



Paralelamente à criação de sacis, desenvolveram-se no município de Tatuí diversas atividades complementares, gerando centenas de empregos e possibilitando melhor distribuição de renda e, ainda, aproveitando a mão-de-obra ociosa, que foi submetida a prévio treinamento, pois não se encontrou em nenhum lugar do planeta mão-de-obra especializada em criação de sacis. Já se pensa em instalar um curso técnico em Criação de Sacis, na Escola Salles Gomes.

As atividades econômicas complementares diretas e indiretas já respondem por importante parcela do PIB tatuiano e compreendem:

1) Criação de carrapatos – a alimentação dos sacis tem como base a farinha de carrapatos. Talvez devido sua grande influência no folclore nordestino, aprendeu a comer tudo com farinha: café com farinha, goiaba com farinha, laranjada com farinha. Mas é exigente e só come farinha de carrapatos.

2) Vestuário – inúmeras confecções surgiram para fazer as roupas dos sacis, adequando-as para cada destinação do espécime: garçom, barman, cozinheiro, porteiro, ajudante de serviços gerais e o modelo mais recente:pagodeiro.

3) Calçados – diversas sapatarias puseram-se a fazer os sapatos para sacis, que não é nem pé direito e nem esquerdo... é um pé “tipo pé de centro”, para o qual não havia sapatos em nenhum fabricante. Estima-se que a produção de sapatos para sacis possa atingir em médio prazo a 100 mil pés por ano, gerando renda e trabalho para a população tatuiana.

4) Serviços complementares – muitos profissionais passaram a dedicarem-se somente ao saci: manicures, cabeleireiros, maquiadores, professores de línguas estrangeiras (inglês, alemão, francês, italiano e japonês, principalmente), enfermeiros, trainners, etc.

Empresas de saúde também criaram planos exclusivos para sacis, como a Sacimed, explorando todas as possibilidades que se apresentam nessa área. Também as seguradoras e instituições bancárias criaram produtos exclusivos para atender aos sacis que irão trabalhar no exterior. O Banco do Brasil pretende abrir uma agência em Berlim só para captar os envios de euros dos sacis que trabalham em território alemão.

O Itamaraty criou a Divisão Saci, visando atender aos sacis brasileiros espalhados pelo mundo. Sabe-se que eles sofrem pressão em determinados locais, pois o espécime é um tanto atrevido e agrada as mulheres, que logo caem de paixão pelo bichinho, deixando seus maridos loucos de ciúme.

Percebe-se que a atividade tem ainda muito que expandir, colocando o município de Tatuí na vanguarda da pesquisa biomítica mundial, com resultados expressivos para a economia local.

Espera-se que as autoridades municipais e estaduais criem condições para a expansão da criação de sacis, fomentando o desenvolvimento regional, instalando escolas para sacis e treinamento de mão-de-obra para a criação do bichinho.

Mas pensando bem, Tatuí está mesmo precisando de algo que possa incrementar sua economia, gerar empregos e renda, pois é uma das cidades mais pobres da região. Nem que fosse mesmo criação de sacis!

Nenhum comentário: